A História da Universidade

A Universidade Pedagógica-Maxixe/UniSaF, nasceu como Delegação especial da UP, e foi criada em 28 de Dezembro de 2005, através de um acordo de cooperação entre a Universidade Pedagógica, representada pelo Magnífico Reitor Prof. Doutor Carlos Machili e a Congregação Sagrada Família, representada pelo Delegado P. Ezio Lorenzo Bono.

No seu primeiro ano de actividade, a universidade contou com 175 estudantes inscritos e um corpo docente formado por 25 Docente residentes na Maxixe, e Docentes Regentes das Disciplinas vindos da UP Sede.

Em 2006, a Universidade começou com três cursos de Bacharelato e Licenciatura em  Ensino de Inglês, Ensino de Português e Ciências de Educação. O início oficial das aulas foi no dia 06 de Março de 2006.

No dia 14 de Dezembro de 2007, foi assinada uma adenda ao acordo de cooperação pelo Reitor da UP, Prof. Doutor José Rogério Uthui e pelo representante da CSF P. Ezio Lorenzo Bono, que prolongava a cooperação por mais 5 anos. Neste mesmo Ano Académico foi introduzido o Curso de Bacharelato e Licenciatura em História e Geografia

Dois anos mais tarde, no dia 6 de março de 2009, foram graduados os primeiros bacharéis, num total de 122 estudantes.  Este ano marca, também, a introdução do regime pós-laboral com 3 cursos de Licenciatura: História Política e Gestão Pública, Administração do Comércio e Finanças e Psicologia Escolar.

Em 2010, foi introduzido no regime laboral o curso de Licenciatura em Ensino de Filosofia.

Um ano mais tarde, em 2011, a UP – Maxixe cria três Centros de Recursos para Educação Aberta e a Distância em Maxixe, Inharrime e Quissico.

No ano académico de 2012 foi introduzido o 1º curso de Mestrado em Administração e Gestão da Educação. Foi neste ano que o Reitor da UP, Prof. Doutor Rogério Uthui, propôs a inserção da Delegação no Orçamento do Estado fazendo com que, em 2013, a UP-Maxixe começasse a receber do Estado um financiamento para o seu funcionamento.

Aos 4 de Maio de 2013 foi, também, assinado o novo Acordo de cooperação entre a CSF e a UP, pelo Reverendo P. Gianmarco Paris e Prof. Doutor Rogério Uthui. Importa salientar que a universidade já contava com cerca de 3000 estudantes, 75 docentes efetivos e 75 contratados.

No ano 2015, iniciam 3 novos cursos de Licenciatura em Engenharia Civil, Gestão de Recursos Humanos e Educação Física e Desportos.

São também administrados no regime pós-laboral, os cursos de Licenciatura em Engenharia Civil, Gestão de Comércio, HIPOGEP, Psicologia Educacional e Direito.

No período diurno são administrados os cursos de ensino de História, Filosofia, Português, Inglês, Direito, Gestão de Recursos Humanos e Ciências de Educação.

Os estudantes inscritos são aproximadamente 4000.

O ano 2017 arranca com dois novos cursos de mestrado, nomeadamente: Filosofia e Psicologia Educacional.

No ano 2018 o Estado constitui uma comissão Instaladora com a tarefa de dividir a UP em pequenas universidades mais atentas as necessidades locais. A Congregação aceita de colaborar com o nascimento desta nova universidade.

Em 2019 nasce a Universidade Save, com sede em Chongoene e compreendente as antigas delegações da Up de Chongoene, Maxixe e Massinga. O Magnifico reitor nomeado pelo Presidente da Republica é o PhD Manoel José de Morais.

A longa história de colaboração com o Estado. Desde a suas origens, a Unisaf buscou a colaboração com o Estado, em particular com a Universidade Pedagógica fortemente empenhada na formação dos educadores. A grande experiência e preparação da UP unida ao grande entusiasmo e vitalidade da Unisaf, deram vida a projectos e experiências extraordinárias. Cresceu o número dos cursos, os mestrados, as pesquisas e os acordos internacionais. Com a reestruturação de 2019 nasceu a Universidade Save (UniSave) com a qual se deu continuidade a esta linda história de colaboração.

Uma etapa nova. Agora chegou o tempo de uma nova etapa desta história: recuperar o espirito profético inicial para fortalecer o engajamento a favor dos jovens de hoje. A luz da grande experiencia adquirida, a Congregação da Sagrada Família decidiu de institucionalizar a Universidade privada Sagrada Família. Alicerçada sobre os valores e a qualidade que desde a sua origem caracterizaram esta instituição, a nova Unisaf oferecerá um serviço inovador e único no panorama moçambicano.

No responses yet

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *